Especial "Bom Jesus"

Imprimir

 

HISTORIA DA FESTA DO SENHOR BOM JESUS DO LIVRAMENTO NO MUNICÍPIO DE LIBERDADE

Liberdade é um Município localizado na região Sul de Minas Gerais, estando a uma altitude de 1.152 e com uma população estimada de 5,6 mil habitantes, em uma área de 403,4 quilômetros quadrados e temperatura média de 19.1°C. O povoado surgiu com o nome de Livramento e foi elevado à freguesia em 1855. Em 1923, seu nome foi mudado para Liberdade, que foi emancipada em 17 de dezembro de 1938.

Sua história baseia-se principalmente na fé de seus moradores, tendo como ponto de referência o Santuário do Senhor do Bom Jesus, que, construído em 1775, abriga a imagem do Bom Jesus do Livramento em tamanho natural (1,90 metros). Esculpida em cedro inteiriço. A imagem traz consigo uma história considerada por alguns uma lenda.

Nos registros históricos consta apenas que, certo dia, apareceu no povoado um velho peregrino disposto a fazer uma imagem do Bom Jesus, e para isso solicitou apenas uma ferramenta, um tronco de cedro e um compartimento fechado onde pudesse trabalhar sozinho. Depois de algum tempo, sem qualquer indício da presença do velho, os moradores resolveram arrombar a porta e depararam com a imagem pronta já, e nenhum sinal do artista.

O acontecimento foi considerado por todos como um milagre. E, a partir de então, todo dia 14 de setembro, foi consagrado ao Padroeiro, quando se realiza uma grande festa na cidade, a que comparecem milhares de romeiros vindos de diversas partes do país.
 

   

 

Mais informações:

http://www.liberdademg.com.br/historia%20da%20imagem.htm

 

Monday the 16th.